História dos óculos

Óculos: necessidade ou moda?

MODA

Muito além de um objeto que nos faz ver melhor, óculos são pura moda, são espelho de estilo pessoal e modo de vida! Óculos, tal como roupas, sapatos, relógios e joias dizem muito de quem os usa. A diferença é que nem sempre é preciso gastar uma fortuna para se ter óculos que lhe agreguem personalidade!

O mundo da moda começou a despertar para a importância dos óculos nos anos 1960, quando Jackie O (Jacqueline Lee Bouvier Kennedy Onassis), se apresentou ao mundo ao lado dos dois homens mais influentes da época, sempre chamando atenção por seus óculos, cujo estilo – até hoje presente e procurado por muitas mulheres – recebe o seu nome: “Jackie O”.

Jackie O com seus famosos óculos redondos
De lá para cá, as grandes maisons da alta costura e os mais importantes estilistas chamaram para si a responsabilidade de criar uma sinergia entre suas roupas e os óculos que assim passava a ser MODA!

 

Nesses quase 60 anos, os estilos mudaram, os materiais se aprimoraram, mas a ideia de que os óculos fazem parte permanente desse glamoroso mundo da moda só se consolidou! Hoje essa visão é compartilhada por uma fatia bastante grande da sociedade independente do poder aquisitivo das pessoas! E MODA de verdade é isso, ser capaz de servir a todos sem levar em conta o quanto se deseja gastar!

Aos 96 anos, Iris Apfel continua mostrando seu estilo com suas enormes armações
Sofisticada e elegante, Audrey Hepburn também marcou o cinema com seus óculos icônicos
Os óculos do Elton John sempre fizeram parte da sua identidade no palco

TÉCNICA

Também foi nesses 60 anos que os materiais – tanto de armações quanto de lentes – sofreram um grande impacto das inovações tecnológicas!

Armações mais leves e ao mesmo tempo muito mais resistentes,  lentes que foram capazes de eliminar uma série de aberrações (em função da melhoria dos métodos de fabricação), além de terem se tornado mais finas e, portanto, mais confortáveis.

O advento do tratamento anti-reflexo, trouxe além da melhora da estética uma profunda revolução no quesito proteção, hoje as lentes são capazes de eliminar 100% das radiações nocivas – incluindo o atual vilão de quem vive à frente dos terminais eletrônicos que invadiram a vida moderna:  a luz azul!

ESTILO

É quase rotina em nossa loja receber alguém que deseja os óculos que uma atriz usou na novela das nove!  Antes de mais nada é preciso ver que, via de regra, esses óculos são escolhidos levando em conta as características no rosto da atriz em questão, e deve-se sempre lembrar que as características físicas de uma atriz são um patamar fora da realidade das pessoas normais, pois para fotografar bem os rostos precisam ser angulosos, queixos proeminentes, mandíbulas ressaltadas o que não acontece com a imensa maioria de nós!

Nosso trabalho é tentar conciliar esses desejos com o formato adequado a cada rosto e a cada perfil de usuário!

Estilo é, antes de mais nada, conhecer aquilo que está se usando, sabendo suas características, qualidades e aplicabilidade – afinal óculos fazem seu mundo melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *